“Recomeça… se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.”
Miguel Torga

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Gripe das Aves Vs Violência em França

Todos os dias ouvimos na TV (independentemente do canal que se escolha para "beber" a informação) falar da gripe das Aves. Parece que Portugal tem a ideia de que não chegará cá, mas hoje um alto responsável pelo OMS referiu que todos se deveriam preocupar, pois mais dia menos dia teremos por aí uma epedimia global.
Infelizmente a nível do nosso território nada consta sobre que medidas estão a ser tomadas, a não ser que a vacina chega em Junho de 2006 (que rica ajuda!).

******

Mais recentemente assitimos, também por via das televisões, à desgraça que vai acontecendo em França. De noite para noite o número de carros ateados cresce, a fúria impom-se por todos os meios (inclusive por blogs internautas) e a Polícia não consegue fazer regredir tais actos desumanos.
Também em Portugal, à nossa maneira temos diversos bairros sociais, nos quais os cidadãos qwue ali moram passam o dia a dormir ou a apanhar sol (quando o há) e de noite andam por aí até altas horas da madrugada. Estão muito mal inseridos na sociedade que os acolheu e pior do que isso (tal como se passa em França) a maioria são cidadãos que nasceram no nosso país. Isto quer dizer que não aceitam qualquer emprego, como os seus pais aceitaram e reivindicam casa e emprego como se o Estado fosse obrigado a dar-lhes tudo.
Se bem que a nossa Constituição refere que todos têm direito a uma "habitação condigna" menos verdade é o facto de que apenas os bairros sociais são alvo destas casas oferecidas pelo Estado.
Poderemos, num futuro breve, assistir em Portugal ao mesmo desfecho que agora está efectivamente a verificar-se em França???
Parece que sim, pois a violência deste género está a atrair estes jovens desocupados e a espalhar-se pelo velho continente.

Sem comentários: