“Recomeça… se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.”
Miguel Torga

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O resgate....


Vendo as imagens na TV dou comigo a pensar como estará a ansiedade dos 33 mineiros que estão soterrados há mais de 2 meses, a uma profundidade de 700 mts no deserto de Atacama, Chile.
De 4 meses para o resgate conseguiu-se passar para 2 e pouco.

De notar que estes pobres mineiros já quase nada têm no seu dia-a-dia. Que trabalhando numa mina as condições de trabalho são precárias e muito duras.

Que estando isolados do mundo mais de 2 meses sempre conseguiram manter a sanidade e a esperança que voltariam a ver a luz do dia.

Fica evidente que o ser humano consegue superar os seus limites humanos. Que quando se acredita que é possível tudo pode acontecer e que a motivação encontra força onde se esperava que elas não existissem.

Força Chile!!! Força mineiros valentes!!! O Mundo está de olhos colados em vocês e espera que o desfecho seja o culminar do sucesso já alcançado aquando da construção do canal para a libertação.

domingo, 3 de outubro de 2010

Crónica de uma viagem anunciada... Parte Final

Depois de Sevilha, foi tempo de rumar a Madrid, para 4 dias de visita à cidade e arredores.
Cerca de 600Km separam estas duas cidades espanholas, com estradas marcadamente sinalizadas com algumas placas a dizer "desculpen las moléstias", mas sempre impecáveis.
Quanto à temperatura sempre no ponto ideal, entre os 26 e os 29ºc. Paragens apenas duas para abastecimento e "esticar" as pernas.
A paisagem é sureal e muito diferente da que estamos habituados entre nós. Clima mais seco, paisagem mais desertificada e sem quaisquer arvoredos ou outras verduras para quebrar a monotonia. De quando em vez um touro, em formato XXXL ou um "Tio Pepe" à beira da estrada, conforme documentam as fotos abaixo. Uma viagem que se fez, sempre dentro dos limites das leis estradais, em cerca de 5 horas.
Chegada a Madrid sem sobressaltos, apenas no fim houve um quando o GPS me indicava que tinha "chegado ao seu destino" e não via o raio do hotel. Afinal faltava fazer meia rotunda e estava ali do outro lado.
Neste hotel não havia as mordomias do pequeno-almoço incluído. Pela pesquisa que fiz compensava mais deslocar-me ao supermercado do que pagar 15,00€ por cada pequeno-almoço. E o supermercado estava ali a 100m. Contudo tratava-se de um aparthotel muito sossegado, com tudo disponível para se confeccionarem umas refeições e uma banheira jacuzzi fantástica para relaxar depois de cada dia de passeio.
Também pela pesquisa que fiz reparei que o Metro ficava apenas a 500m do hotel. Nada melhor que deixar a menina sossegada na garagem particular e vigiada 24h/dia pelo segurança do hotel e andar de metro.
Inicialmente o metro é confuso. Não tem apenas as 4 linhas como em Lisboa, mas sim 10 e alguns ramais. Mas depois é totalmente fácil uma pessoa orientar-se para isso basta apenas que saiba para onde quer ir, como em tudo na vida, certo?
Decidido estava que nos 4 dias que permanecesse em Madrid iria fazer as viagens de Metro.

Os dias que se seguiram foram sempre ocupados em múltiplas caminhadas, viagens de autocarro e visitas a muitos locais de referência, tal como o Museu do Prado, Palácio Real, Atocha, etc... etc...

Mais uma vez fiquei admirado com a quantidade de gente que permanece até as 23H00/24H00 nas ruas.
Aqui existem imensas multi-culturalidades, pessoas dos 4 cantos do mundo e um sem fim de agitação que se traduz em diversas linguagens e tons de pele. De notar que aqui não existem restaurantes chineses, mas eles andam por aqui também, embora se dediquem à exploração de mini-mercados.

No regresso a Portugal, via Badajoz-Elvas, encontrei uma aldeia/vila muito simpática que me chamou a atenção pelo seu castelo e arquitectura em geral. Feito o desvio descobri Oropesa, uma pataca mas simpática localidade, com muitos anos de história e locais encantadores.

Chegado a Portugal, sempre com uma temperatura a rondar os 21º, 24º fiz um desvio por Setúbal onde jantei com um casal amigo, também eles detentores de uma bonita FJR, onde me deliciaram com um belo choco frito.
Jantar acabado, jantar abençoado por uma valente chuvada. Ainda vesti o fato de chuva mas de regresso apenas os salpicos dos carros pois S. Pedro deu tréguas e amainou os céus.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Devido à enorme quantidade de fotos para exibir apenas aqui deixo duas ou três. As restantes podem ser visualizadas aqui e aqui também.