“Recomeça… se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.”
Miguel Torga

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal...




No meu tempo de criança o Natal era associado ao Menino Jesus e ao seu nascimento.

Na noite de Natal ele descia a chaminé e vinha colocar a tão ansiada prenda no sapatinho.

De manhã era uma alegria correr para o nosso sapato e ver o que o Menino nos tinha trazido. Ainda que fossem apenas um par de meias, uns bombons ou outra prenda, tudo era recebido com a maior das alegrias.

Natal significava (re)união da família.

E depois havia a missa de Natal e após esta a distribuição do "bodo" (papo-seco de maiores dimensões distribuído a todas as pessoas presentes, fossem ou não da aldeia).

Reza a lenda que em ano de fome e de pestes uma família abastada, mas sofrida por estas calamidades, prometeu dar pelo Natal pão a todos os habitantes se as referidas maleitas desaparecessem. E assim ainda hoje continua a tradição. Ainda que em moldes diferentes, pois todos contribuem com uma pequena quantia por cada casa habitada, a distribuição do "bodo" ainda se faz.

Natal era o encanto do presépio. Do Menino nascido na majedoura e tempo de reviver as lições aprendidas na catequese.

Actualmente a realidade já não é bem esta. As crianças agora aprendem a escrever cartas ao pai Natal. Esse velho de vermelho e barbas brancas, criado pela sociedade de consumo, alterou o sentido e dignidade que deveria ser vivido no Natal.
Natal que significa natividade, ou seja, nascimento.

Ainda assim, é bom ver numa criança o sorriso estampado no rosto e a magia que ela sente por ser Natal (ainda que os adultos não lhe expliquem o significado desta quadra), ou melhor, por receber prendas.

A todos, quantos por aqui passais e vos detendes uns minutos nestas minhas letras, votos de um Santo e feliz Natal. Que o consumismo não abafe o verdadeiro sentido do Natal e que os sentimentos de partilha e ajuda ao próximo sejam praticados ao longo do novo ano que se avizinha.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Bom dia... com Lopes Graça.

Lopes Graça - Clamor


Hoje estou assim... Deve ter sido do acordar matutino, bem pela fresquinha.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Recusa by Mariza

A Mariza no seu melhor.
Este fado foi cantado há 2 anos junto à Torre de Belém, em Lisboa.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008